A arte do freestyle, ou hair tattoo, como também é conhecida essa técnica, é uma tendência em um segmento mais jovem e descolado do público masculino, que curte um visual exclusivo e diferenciado.
O freestyle, assim como qualquer manifestação artística, busca expor suas ideias, manifestar um sentimento, ou simplesmente enquadrar-se em uma “tribo”.
Aparece pela primeira vez nos guetos americanos, e acaba se popularizando pelo mundo afora, muitas vezes através de jogadores, ou artistas famosos que adotaram a técnica em seus penteados.
A arte exige habilidade e criatividade de barbeiros pelo mundo. Visto que mãos hábeis com traços precisos, paciência e um toque de capacidade inventiva, são fundamentais para a execução do trabalho.
A técnica trás a tona não apenas cortes, mas um novo “produto” a ser oferecido a seus clientes, já que um corte desenhado tem a duração média de 15 dias, antes de começar a perder o formato. Dessa forma, fideliza-se o cliente, pois o mesmo não encontrará tão facilmente outro barbeiro para refazer ou dar manutenção em seu cabelo.