Undercut, fade ou militar?

O corte undercut é aquele que tem as laterais e nuca bem mais baixas que os fios do topo da cabeça.

O undercut também permite diversas variações no se que refere à altura do corte. Quando o cabelo das laterais da cabeça e nuca são ultraraspados com máquina e mantêm o mesmo nível por toda a superfície é chamado de undercut desconexo. Agora, quando existe um desnível de comprimento – um pouco mais longo próximo ao topo da cabeça e mais raspado próximo às orelhas – é chamado de undercut degradê ou fade undercut, em inglês. 

O fade é a própria definição do corte militar que tomou literalmente a cabeça dos homens principalmente nos anos 1930 e 1940.

Também bastante usado pelo militares durante os anos de Segunda Guerra Mundial, o razor part (“divisão à navalha”, em inglês) nada mais é do que undercut degradê feito com navalha. O efeito não é apenas mais curto que o degradê original, mas também mais profundo e ousado: o comprimento mais próximo às orelhas pode chegar a ficar tão curto que todo o couro cabeludo da região fica exposto (ou seja: praticamente careca). Seu grande diferencial é também a risca bem marcada no topo de uma das laterais, também feita com lâmina. 

O corte militar é diferente do undercut porque na primeira opção os cabelos são bem rentes nas laterais – quase que zerados na máquina – e possuem comprimento uniforme na parte de cima, com fios cortados bem curtos. Ou seja, a principal característica do corte militar são os fios bastante curtos no geral.

Já o estilo undercut deixa os cabelos curtos dos lados, mas permite variações de comprimentos, ou seja, mais ou menos curtos.

Já na parte de cima da cabeça, pode-se escolher entre fios mais curtos ou bem longos, nesse caso, explorando a possibilidade de criar franjas, topetes, modelar o cabelo do jeito “bagunçado”, arrepiado ou comportado, dando mais personalidade aos penteados.

Portanto, é importante que no estilo undercut se tenha um pouco mais de comprimento na parte de cima da cabeça para poder brincar com o gel ou até fazer um topete.

A diferença entre estes dois cortes está no acabamento, pois ambos seguem a tendência atual para cortes masculinos que é a lateral raspada. Ambos são muito populares por serem práticos para o dia a dia e combinam com vários tipos de cabelos e rostos, para os homens que adotaram o uso da barba ou não.  Não há restrições para estes dois cortes.

O undercut atual possui o tamanho das laterais sempre em um número de pente criando uma desconexão com a parte de cima, que é sempre mais longa que as laterais. A altura do pente, fica ao seu critério. Muitos optam até pelo uso da navalha, denominado “skin”.

Já o fade, também conhecido como “degrade”, tem um acabamento mais elaborado, buscando o efeito de sombreado, do mais escuro ao mais claro, criando uma conexão entre a parte de cima e as laterais, utilizando pelo menos umas três alturas de pentes. É uma variação do undercut, assim como outros tantos modelos de cortes atuais. O estilo navalhado chama-se “skin fade”.

Existe ainda o buzzcut, que seria basicamente raspado, ou maquina 1 em toda a cabeça.

fade undercut com razor part
undercut clássico
militar americano
militar alemão
buzz cut
Posso ajudar?